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09 February 2022

10 dicas para permanecer produtivo enquanto trabalha em casa

A pandemia do novo Coronavírus levou muitas empresas a recomendarem que os funcionários trabalhassem em casa. Para muitos, o trabalho remoto é uma nova realidade e que leva algum tempo para se acostumar. Afinal, trabalhar em casa é ótimo, mas pode ser problemático se não for bem gerenciado. O principal motivo? Permanecer produtivo enquanto trabalha em casa.

Todo mundo que trabalha remotamente precisa descobrir quando trabalhar, onde trabalhar e como criar limites entre trabalho e vida pessoal. E quanto a equipamentos de escritório, desenvolvimento de carreira, oportunidades de treinamento e construção de relacionamentos com colegas? Trabalhar remotamente, especialmente quando trabalha em casa a maior parte do tempo, significa ressignificar essas e outras vivências. 

Se você é iniciante no modelo de trabalho Home Office, seja por causa do coronavírus ou porque conseguiu encontrar um emprego remoto, precisará alterar alguns de seus hábitos e rotinas para tornar o trabalho em casa um sucesso.

Para te ajudar nessa adaptação, aqui estão 10 dicas para levar uma vida de trabalho remoto melhor e se manter responsável, colaborativo e produtivo, com base na experiência do nosso time e no que aprendemos uns com os outros.

1. Separe um espaço de trabalho permanente

O primeiro passo na sua jornada de “trabalhar em casa” é designar uma área da sua casa especificamente para realizar o trabalho.

Independentemente do espaço ou localização, estabeleça uma área da sua casa onde você trabalhará e comprometa-se a trabalhar neste espaço todos os dias. Verifique se o seu espaço de trabalho está silencioso para poder se concentrar na tarefa em questão.

Evite assistir TV enquanto trabalha, pois isso suga seu foco. Em vez disso, ouça músicas que complementam seu estilo de trabalho.

2. Desenvolva uma rotina matinal


Uma vantagem agradável de trabalhar em casa é não ter que se levantar, sair correndo de casa e ir para o escritório.

Contudo, decidir que você se sentará à sua mesa e começará a trabalhar em um determinado horário é uma coisa. Criar uma rotina que o guie diariamente é outra. O que na sua rotina matinal indica que você está prestes a começar o trabalho? 

Pode estar fazendo uma xícara de café. Pode estar se vestindo com as roupas que usaria habitualmente para trabalhar (usar calças de pijama para trabalhar é uma vantagem para alguns, mas uma má estratégia para outros). Uma rotina pode ser mais poderosa que um relógio para ajudar você a começar todos os dias.

3. Defina horas de trabalho reais


Agora que você já montou seu escritório ou área de trabalho, é hora de começar a trabalhar – literalmente. Se você pretende tornar o trabalho em casa um compromisso diário, defina horários comerciais ou de trabalho específicos, como falamos acima.

A beleza de trabalhar em casa é que você pode ser flexível ao definir seu horário de trabalho. Por exemplo, se você é mais produtivo pela manhã ou precisa ficar com as crianças à tarde, convém definir seu horário de trabalho de forma que consiga conciliar essas atividades.

Defina um cronograma e cumpra-o… na maioria das vezes. Ter diretrizes claras sobre quando trabalhar e quando encerrar o dia ajuda muitos trabalhadores remotos a manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Dito isto, um dos benefícios do trabalho remoto é a flexibilidade e, às vezes, você precisa estender o dia ou começar cedo para acomodar o horário de outra pessoa. Ao fazê-lo, certifique-se de que se encerrar em horário diferente do habitual você poderá alterar seu horário de início na manhã seguinte para compensar.

Aplicativos de gerenciamento automático de tempo, como o RescueTime , permitem verificar se você está cumprindo sua agenda. Eles também podem ajudá-lo a descobrir em que horas do dia você é mais produtivo e quando fica relaxado. Você pode usar essas informações a seu favor, reservando suas horas de alto foco para as tarefas mais importantes.

Independentemente da sua programação, não deixe de estabelecer horários de trabalho a serem seguidos todos os dias. Comunique seu horário de trabalho aos colegas de trabalho, equipes e seu chefe.

4. Descubra seus períodos de alta produtividade


Cada indivíduo é mais produtivo em diferentes momentos do dia. Por exemplo, algumas pessoas são mais produtivas e focadas durante a manhã. Para outros, o tempo mais produtivo na jornada de trabalho é à noite.

Descubra quando você é mais produtivo e crie seu cronograma de trabalho em torno dos períodos de pico de produtividade.

5. Crie um processo para colaboração


Trabalhar em casa pode parecer uma experiência individual, mas geralmente ainda envolve interagir com outras pessoas, seja na reunião com sua equipe, na obtenção de tarefas, brainstorming ou discussões detalhadas, na tomada de decisões ou no fornecimento e recebimento de feedbacks. Portanto, é importante configurar métodos de colaboração enquanto você trabalha remotamente.

Até porque os funcionários remotos podem perder alguns aspectos do escritório. Por isso, não deixe de discutir os projetos maiores em que estão trabalhando. Conversar cara a cara pode ajudar na colaboração, então considere a videoconferência para esses momentos.

A videoconferência também é uma ótima maneira de fazer check-ins regulares com sua equipe. Isso pode ajudá-lo a ficar a par do que os outros estão fazendo e também ajudar todos a manter um relacionamento que, de outra forma, poderia ser negligenciado por não compartilhar um local de trabalho.

Se você precisar se comunicar a qualquer hora e de qualquer lugar com sua equipe, ferramentas de chat e videoconferência como o Squad são uma boa alternativa.

Faça com que os funcionários remotos se sintam valorizados e incluídos por meio de videoconferências e teleconferências regularmente.

6. Reserve tempo para exercício e alongamento


O exercício naturalmente aumenta as endorfinas, o que aumenta os níveis de felicidade, prazer e interesse, todos importantes para a produtividade.

O alongamento regular ajuda a manter uma ótima postura. No mínimo, estique-se ao longo do dia para não ficar dolorido ou prejudicar sua qualidade de vida.

Você também pode deixar notas adesivas motivacionais ao lado da cama, para que sejam a primeira coisa que você vê e lê de manhã. 

7. Faça pausas curtas


Embora tenhamos focado a maior parte deste artigo em como permanecer produtivo enquanto trabalha em casa, às vezes o oposto pode acontecer. Pensamos que, trabalhando em casa, seremos capazes de fazer mais, porque o tempo do dia acaba ficando mais flexível. Portanto, algumas vezes acabamos comprometendo demais e trabalhando demais, o que também mata a produtividade.

Embora fazer pausas possa parecer contraproducente, saiba que fazer pausas curtas pode realmente aumentar seus níveis de produtividade e criatividade. Se você não tem um equilíbrio entre vida profissional e pessoal, não vai durar muito tempo trabalhando em casa.

8. Socialize com colegas


Solidão, desconexão e isolamento são problemas comuns na vida remota do trabalho. É importante descobrir quanta interação você precisa para se sentir conectado e incluído. 

Mesmo se você é altamente introvertido e não gosta de socializar, experimente algumas experiências interativas, para que você esteja familiarizado com elas, se decidir que deseja. Se você não está em uma empresa com uma forte cultura remota, pode ser mais proativo em cultivar relacionamentos.

Uma das principais maneiras pelas quais as pessoas socializam no trabalho quando estão trabalhando em casa é por meio de sistemas de comunicação corporativa, como o Squad. 

9. Defina sua disponibilidade


Certamente o funcionário que trabalha em casa está ciente de sua disponibilidade, mas os colegas podem não estar.  Comunique datas e horas para o seu horário de trabalho, qual capacidade você está trabalhando e como outras pessoas podem entrar em contato. Esse esforço evita suposições de que você está recusando o contato.

Se você tiver um aplicativo de comunicação e colaboração como o Squad, use os recursos de status (Ausente / Disponível) para presença em tempo real.

Mantenha sua equipe informada sobre sua programação de trabalho em casa, principais projetos e métodos para entrar em contato com você.

10. Use ferramentas profissionais de comunicação


O problema com aplicativos pessoais como WhatsApp, Telegram e Google Hangouts – como um todo – é que eles não necessariamente melhoram a comunicação interna.

Considere adotar uma plataforma de comunicação e colaboração que reúne chat, compartilhamento de arquivos e videoconferência.

Escolha a plataforma de comunicação certa para ajudar sua equipe a trabalhar remotamente, em vez de uma infinidade de aplicativos de bate-papo e extensa lista de contatos e grupos no celular.

Gostou das dicas e acredita que elas poderão lhe ajudar a permanecer produtivo enquanto trabalha em casa? Então compartilhe esse artigo e ajude seus colegas de trabalho a conquistarem resultados melhores também!